Jaguariúna: o que fazer no lar do Naga Cable Park?

Jaguariúna, a Estrela da Mogiana, cidade do interior que a maioria das pessoas conhece por causa do Naga Cable Park. Mas que tal conhecer um pouco mais desse lugar?

Claro que quem veio ao Naga Cable Park se divertir no Wakeboard ou no parque aquático de flutuantes Naga Floats, sabe onde fica Jaguariúna. Mas nem todo o mundo conhece de fato a cidade. Já parou para pensar no que você pode estar perdendo? Nesse post, iremos apresentar um pouco mais da cidade que é o lar do primeiro Cable Park da América Latina!

Um pouco de história

A história de Jaguariúna remete aos primórdios da civilização. Existem registros arqueológicos de assentamentos humanos na região central do estado de São Paulo datados em torno de 9500 anos.
Os grupos que aqui viviam eram de caçadores-coletores nômades, produtores de diversos artefatos em pedra lascada. Estes grupos construíam assentamentos provisórios nos vales e margens dos rios Jaguari, Camanducaia e Atibaia, utilizando-os como rotas fluviais e fonte de alimentos.

 

Primeiros moradores de Jaguariúna caçando. Brincadeira, é só uma pintura rupestre para ilustrar

 

Mas a primeira ocupação humana fixa da região de Jaguariúna, como a de todo o continente americano, foi de povos ameríndios por volta do século I. A partir do século XVII, a região passou a ser frequentada por bandeirantes a caminho de Goiás e Mato Grosso, provenientes de São Paulo. Na mesma época, começou a ser plantada cana-de-açúcar na região. Os canaviais cederam lugar às plantações de café, no século XIX.

 

Jaguariúna por volta de 1950. (Foto de acervo da Casa da Memória)

 

Em 3 de maio de 1875, foi inaugurada a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro ligando Campinas a Jaguary (como era chamada a cidade na época), margeando o Rio Jaguary e possibilitando o desenvolvimento econômico da cidade. Até o Imperador Dom Pedro II esteve por aqui para inaugurar a estação da estrada de ferro da Vila Bueno. Mas foi só em 30 de dezembro de 1953 que a cidade foi emancipada de Mogi Mirim e passou a ser um município autônomo.

Atualmente

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo, próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos e dando fácil acesso a 3 outros estados, Jaguariúna está em localizada em um ponto estratégico. Portanto, a partir dos anos 80 o município passou a atrair indústrias de tecnologia de ponta.

Hoje, Jaguariúna é conhecida nos quatro cantos do país como a “Capital do Cavalo”, pelo grande número de haras existentes na cidade e por já ter realizado 31 edições do Jaguariúna Rodeo Festival, fato que colocou seu nome no mapa do Circuito Nacional de Rodeios. Jaguariúna também faz parte do Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista e do Circuito Turístico Tecnologia.

 

Jaguariúna Rodeo Festival 2019

 

Além dos diversos tesouros históricos e culturais, Jaguariúna conta ainda com várias praças, grandes áreas verdes e fazendas centenárias. E aqui tem muita água! A cidade é banhada e cortada por três rios: Camanducaia, Atibaia e Jaguari.

Lugares para conhecer

Jaguariúna conta com dez parques com vasta área verde e infraestrutura completa. O Parque dos Lagos o principal deles. Formado por três lagos povoados de peixes, jardim japonês, quiosques e área para caminhada, espaços cobertos para apresentações culturais, playground, árvores e flores.

 

A entrada do Parque dos Lagos

 

A antiga Estação Ferroviária foi readequada e lhe foi atribuído novo destino: tornou-se um Centro Cultural com espaço para Informações Turísticas, restaurante, Feira de Arte e Artesanato e o Museu Ferroviário. O Trem Maria-Fumaça Campinas – Jaguariúna remete aos áureos tempos do café, com um passeio muito legal que passa por fazendas e estações antigas.

 

Maria-Fumaça passando na ponte. Um passeio que vai até uma estação em Campinas

 

Outro local imperdível para conhecer é a Fazenda da Barra, propriedade rural da metade do século XVIII, que foi adquirida pelo município para implantação de projetos educativos, culturais e turísticos. O Teatro Municipal Dona Zenaide serve como referência para região, com apresentações do grupo teatral da cidade, musicais da Escola das Artes, além de peças e stand-ups famosos. A Biblioteca Municipal e a Casa da Memória Padre Gomes resgatam a história e a memória da cidade.

 

Teatro Municipal Dona Zenaide

O Naga Cable Park

Para quem ainda não conhece, o Naga Cable Park é o primeiro Cable Park da América Latina! Equipado com sistemas de 2 torres, indicado tanto para iniciantes que queiram praticar quanto para quem está tendo o primeiro contato com o esporte. Além, também, de um Full Size de 5 torres, ideal para praticantes intermediários e avançados. O Full Size possui diversas opções de obstáculos para manobras, como Kickers, Incline, A-Frame, Box, Flatbar, Step-Up, Pipe e muito mais! Além do Wakeboard, o Naga é o local perfeito para a prática de outros esportes aquáticos, tais como Wakeskate, Kneeboard e Esqui Aquático!

 

O colorido Naga Floats em frente e o Full Size com seus obstáculos ao fundo

 

Para as crianças e também para os adultos, temos uma atração única e muito divertida: o Naga Floats. Um parque aquático de flutuantes infláveis coloridos em nosso lago, próprio para você desafiar os seus limites! Assim como o equilíbrio e o seu melhor espírito de aventura!

Primeiramente, temos orgulho da nossa extensa área verde! Mas contamos também com local para descanso, esteiras para tomar sol, Mini Ramp, um quiosque com muitas opções de alimentos e bebidas, estacionamento e um espaço de eventos de frente para o lago. Portanto, o Naga é garantia de momentos inesquecíveis em Jaguariúna!

Onde comer?

Isso nunca vai ser um problema em Jaguariúna. Bares, lanchonetes, restaurantes. A cidade possui tantas opções que, por conta disso, você vai querer fazer um tour gastronômico por aqui.

Para relaxar ao lado da Maria Fumaça, tomar uma cerveja e comer a tradicional picanha na pedra, experimente o Botequim da Estação. Mas se você quer uma gelada e ouvir uma boa música ao vivo, o Quiosque Chopp Brahma (ou Bar do Brahma, como os locais carinhosamente apelidaram) é uma ótima opção.

 

O famoso e tradicional Botequim da Estação (Créditos: Blog Viajante sem Fim)

 

Para quem ama frutos do mar, o tradicional Bar da Praia é o local certo. Também tem o Sertão Praiano, com camarões do tamanho de uma mão. Para quem ama massas e comida típica italiana, vale a visita ao Ristorantino ou Trattoria Roverbella. Um almoço em família? A pedida é o Restaurante Família Marchesini ou quem sabe o Zambon. Mas se você gosta de comida japonesa, então não deixe de visitar o Alecrim. Ah, e claro, não podemos esquecer das pizzarias: Mingui & Aliche e Vecchio Zilli são as pedidas.

Onde ficar?

Jaguariúna possui uma ótima gama de hotéis, para os mais diferentes bolsos. Por se tratar de uma cidade com um grande fluxo de pessoas por conta do turismo, do rodeio e dos negócios, encontrar acomodações é tão simples quanto em uma cidade grande.

Sendo assim, o Naga Cable Park tem dois ótimos parceiros para quem quer se hospedar de forma confortável e próxima dos pontos mais interessantes da cidade. E, de quebra, com um desconto especial para quem for cliente do Naga!

Hotel Matiz

Hotel padrão executivo, com um restaurante excelente e acomodações muito confortáveis. Próximo à rodovia, é um ótimo acesso para quem quer viajar para as cidades vizinhas.

Jaguary Hotel

Tradicional hotel localizado dentro da cidade. Próximo a pontos turísticos, também abriga o divertido Bar da Brahma.

 

Comentários

Comentários