Kneeboard: descubra o que é e porque essa é a melhor forma de começar

Kneeboard é um dos esportes aquáticos mais acessíveis e amigáveis que existe! Fácil de começar e divertido de progredir. Conheça agora!

Qualquer esporte aquático possui uma curva de aprendizagem. Até o corpo entender aqueles movimentos novos, pode levar algum tempo. Não é diferente no wakeboard! Mas e se eu disser para você que existe uma prancha que te ajuda a acelerar essa etapa, tornar as coisas um pouco mais fáceis e já fazer você adquirir uma base incrível para o Wakeboard? Pois a solução existe e se chama Kneeboard!

O que é Kneeboard?

Trata-se de uma prancha mais larga e mais espessa que um wakeboard. Por conta disso, ela possui mais flutuabilidade. Pense em algo parecido com um stand up paddle em termos de flutuabilidade. Mas nesse caso, o praticante fica ajoelhado, com uma cinta presa em torno de suas coxas, acima dos joelhos. Isso permite que qualquer pessoa vá direto à parte divertida dos esportes aquáticos, mesmo que ela nunca tenha praticado. Qualquer pessoa mesmo! Crianças e até idosos!

Por ser uma porta de entrada, a pessoa consegue aprender todos os movimentos básicos do wakeboard através desse sistema. Como funciona a tensão do cabo, como uma prancha desliza sobre a água e como o corpo se comporta nas curvas e cavadas. O kneeboard facilita a transição posterior para o wakeboard. O Kneeboard é o melhor professor para ensinar o básico e a construir os alicerces necessários para tudo o que vem depois.

 

Eu quero ajoelhar!

Se convenceu? Então dê uma olhada nas dicas a seguir e veja como é fácil sair andando em um kneeboard:

Passo 1: aquecimento

Antes de começar a andar de kneeboard, é sempre aconselhável aquecer e alongar o seu corpo para que os músculos e articulações fiquem preparados e você não sinta desconforto durante e depois de andar.

Passo 2: a tira de joelho

Nas primeiras vezes, você pode preferir não colocar a cinta em torno dos joelhos, para não ficar preso à prancha em caso de queda de água, podendo sair da água e voltar para o dock start mais rapidamente. Após as primeiras vezes, pode colocar. Isso vai te ajudar nas curvas.

Passo 3: posição de saída

Coloque seu kneeboard na rampa de saída do dock start e ajoelhe-se confortavelmente, de modo que seus joelhos e canelas fiquem nas áreas indicadas da prancha e você se sente nos calcanhares. Quando você pegar o manete, segure-o com as duas mãos pela parte superior. Certifique-se de que seus polegares estejam embaixo do manete, para que suas mãos tenham uma maior aderência.

Incline-se para a frente para que seus cotovelos toquem na prancha e você possa manter um ponto de equilíbrio baixo. Seu corpo deve parecer uma tartaruga! Quanto menor o seu centro de gravidade, mais fácil é começar. Mas sempre verifique se você pode ver para onde está indo quando começar!

Passo 4: seus primeiros metros

Agora, deixe o manete puxar você para a frente. Basta segurar o manete na altura do peito e você já estará flutuando na água. Quando estiver avançado alguns metros, você perceberá como o kneeboard se estabiliza e poderá tentar se inclinar para uma posição ajoelhada confortável. Apenas mantenha seus braços em uma posição reta e confortável.

Passo 5: fazendo as curvas

Agora é hora de tentar fazer algumas curvas leves no seu kneeboard, porque você precisará delas para completar o circuito. Comece a inclinar-se para o lado direito e coloque a maior parte do peso na perna direita, e a prancha virará para o lado direito. Faça o mesmo para o outro lado. Dessa forma, você já irá sentir como a prancha se comporta. Para fazer curvas mais acentuadas, você também precisa girar o quadril na direção que deseja seguir. Portanto, se você se inclinar para a esquerda e girar o quadril um pouco para a esquerda, a curva vai sair ainda mais fácil.

A maioria dos full size têm bóias para mostrar a todos onde as curvas devem ser feitas. Certifique-se de passar no meio das duas bóias! Se fizer a curva no local indicado, você sentirá o manete perder um pouco de tensão. Mas isso é normal! Quando a tensão voltar, você irá sentir um pequeno tranco; portanto, esteja preparado para isso. Para algumas pessoas, pode ser mais fácil abaixar a coluna novamente, para que seu centro de gravidade fique mais baixo e estável. Depois de alguns metros, você pode ficar em uma posição ajoelhada confortável novamente.

Se liga!

Quando você estiver no seu kneeboard, verifique sempre se não há obstáculos no caminho. Além disso, sempre veja se não tem ninguém nadando na sua frente. Se não sentir que pode desviar dos obstáculos ou de alguma pessoa, solte o manete. Dessa forma, sua prancha diminuirá a velocidade e você afundará. Depois, basta pegar sua prancha, nadar até uma área de saída e voltar ao dock start.

Se você cair na água, sempre olhe em volta para que nenhum outro rider o atinja. Mantenha a calma e, em primeiro lugar, abra a tira de joelho para poder nadar.